Elétricos emitem menos 66% dióxido de carbono que carros a gasóleo

Ao Carros elétricos acabam de ser considerados mais amigos do ambiente visto gastarem em media menos 66% de dióxido de carbono (Co2 ) que um carro similar a gasóleo.

O estudo que afirma esta idea é da Federação Europeia de Transportes e Ambiente que afirma que um carro elétrico emite em media menos 66 % que um carro Movido a Gasóleo e 68% que um a gasolina .

Até há pouco tempo existia o mito que a produção das baterias polui mais , mas agora com o estudo apresentado é possível verificar o contrário .

Neste estudo foi feita a comparação entre a produção de veículos elétricos o que inclui baterias  e montagem em fábrica e consumo de eletricidade com o processo que implica a construção de um carro a que estamos habituados desde produção consumo de combustíveis, seu transporte etc.

Neste estudo foi usado como exemplo um carro elétrico disponível em Portugal ,para fazer o testeseguindo alguns critérios como um tempo de vida de um veículo elétrico algo como 225000 KM, bem como os gastos em CO2 com a produção e distribuição de eletricidade bem como das baterias.

A este estudo em Portugal associou-se a Associação ambientalista Zero  que faz parte desta federação  lança desafios a ao estado que passam por aumentar os incentivos a aquisição de veículos elétricos que são agora de 2250 euros  para empresas e Particulares e até aumentar ainda com a adoção de benefícios no abate de Carros com mais de 15 anos e adquirindo Um carro 100 % Elétrico

Ainda de acordo com a Zero um carro elétrico em apenas um ano de utilização  e com emissões médias pagaria o CO2 gasto na produção das baterias e ao longo da sua vida útil pouparia cerca de 30 toneladas  de dióxido de Carbono e no caso de um veículo que faz muito Km como um Taxi ou Um Uber ou mesmo empresa de transportes 85 Toneladas.

Como pode ver no gráfico abaixo a diferença de Consumo de Co2 é francamente irrisória com cerca de 8,5 Toneladas para um electrico ao longo de um ciclo de vida ,e cerca de 45 para um a Gasóleo.

Toneladas CO2 emitidas por veiculos electricos

Outras das novidades com este estudo é a apresentação de uma ferramenta que permite comparar as emissões de CO2 ao longo do tempo de vida de uma automóvel elétrico  em comparação com um similar a gasóleo.

Algo muito importante que o estudo demonstra é a necessidade de opção pela produção de electricidade cada vez mais limpa (de origem eólica, solar, hídrica)os veículos elétricos podem ser ainda 4 vezes mais limpos do que atualmente.

Deixe Comentário