Subaru Hybrid Tourer Concept

subaru tourer hibridoA Subaru é conhecida por algumas das suas opções técnicas, como a tracção às quatro rodas e os motores de cilindros opostos. Para o futuro, quer juntar isto a um sistema híbrido com o Subaru  Tourer Híbrido.

Tem portas de abertura em asa de gaivota mas é um familiar de quatro lugares com 4630 mm de comprimento, com propulsão híbrida e desenho tipicamente japonês.

A Subaru apresentou este concept-car como forma de reafirmar a imagem de marca bem vincada que associa a tracção integral aos motores de cilindros opostos, agora em um Carro híbrido.

O Tourer Hybrid Concept tem logicamente tracção às quatro rodas e um motor boxer de quatro cilindros a gasolina, com injecção directa e turbocomprimido.

Tudo isto é o normal em muitos modelos actuais da marca dos cinco diamantes. A novidade está na adoção de um sistema híbrido que emprega dois motores eléctricos, um para o eixo da frente e outro para o eixo traseiro. As potências são de, respectiva mente, 10 kW e 20 kW.

A grande diferença para os Subaru actuais, e a exemplo do que acontece com outros modelos híbridos e eléctricos já apresentados, é que a tracção integral é obtida sem recurso a um veio de transmissão central.

De facto, é o motor eléctrico colocado no eixo traseiro que acciona as rodas do eixo posterior. Não há uma ligação física entre as rodas dianteiras e traseiras, como num sistema de tracção às quatro rodas convencional.

As baterias para alimentar o motores eléctricos são de iões de litio. A Subaru integrou um novo sistema, o EyeSight que usa uma câmara stereo para avaliar o ambiente que circunda o automóvel e reconhecer situações de perigo potencial, avisando o cor através do painel de instrumentos e de sinais sonoros.

Usa ainda o sistema de comunicar-2-X, que estabelece contacto informático onda de rádio entre os automóveis que circulam numa dada área e também com infra-estruturas locais, para obter informação que fica fora do alcance da câmara.

Uma solução que só funcionará em pleno quando as redes ad-hoc adoptadas por todos os construtores. Do ponto de vista técnico, este concept-car apresenta  todos os argumentos de viabilidade industrial para poder vir a ser produzido.

Claro que parte do desenho da carroçaria se situa ainda a um nível um pouco fantasista, mas isso foi propositado, pois estamos a ver ainda um concept car

Veja aqui galeria de Fotos do Subaru Tourer hibrido

Deixe Comentário